ACIM e Zurich prestam homenagem a Joaquim de Azevedo Mancebo

Em um dia histórico, a ACIM realizou nesta segunda-feira (19) junto a Zurich Airport a solenidade de descerramento da placa do Aeroporto de Macaé que recebe oficialmente o nome de Joaquim de Azevedo Mancebo.

O evento reconhece a trajetória e celebra a contribuição de Joaquim na história da aviação em Macaé, ao fundar na década de 60 o Aero Clube de Macaé, criando assim o campo de pouso que deu a origem ao atual sítio aeroportuário do município.

Na abertura da solenidade, o presidente da ACIM, Frederico Barreto, afirmou que a homenagem representa o reconhecimento da principais instituições empresariais locais, ao trabalho fundado por Joaquim que permite hoje Macaé ser referência nacional em desenvolvimento e prosperidade.

“Através do visionário Joaquim de Azevedo Mancebo estamos hoje em um novo momento no progresso de Macaé, fruto da sua dedicação e da sua paixão pela aviação. Que o seu legado seja preservado através desta homenagem compartilhada por diversas instituições empresariais que se dedicam a transformar a nossa cidade em uma nova potência”, disse Frederico.

A solenidade foi conduzida pelo diretor e ex-presidente da ACIM, Cliton da Silva Santos, que homenageou Hélio Batista dos Santos Filho, que trabalhou nona Infraero por cerca de 30 anos, atuando a frente da superintendência do Aeroporto durante o período de expansão e modernização da base, e também ao jornalista e empresário Oscar Pires, responsável por propor a homenagem à Joaquim de Azevedo Mancebo, iniciando a mobilização política e empresarial que resultou na aprovação da Lei 14.384 sancionada pela Presidência da República em 27 de junho de 2022.

“Esse evento marca o desfecho de uma mobilização em defesa da nossa história, de um legado iniciado por um homem que não teve medo de sonhar e de voar. Sem dúvidas, é um momento de muita emoção para mim e para todos que se empenharam a prestar essa homenagem a Joaquim”, afirmou Cliton.

A solenidade também foi marcada pela emoção dos filhos do homenageado: Joaquim de Azevedo Mancebo Júnior, o Xará, e Denise Bittencourt Mancebo, que receberam das mãos do prefeito Welberth Rezende e do Gerente de Operações da Zurich dos Aeroportos de Macaé e de Vitória, Fernando Augusto de Castro, uma homenagem especial em respeito a memória e a dedicação de Joaquim de Azevedo Mancebo na consolidação da aviação de Macaé, hoje referência nacional.

“Agradecemos em nome da nossa família essa homenagem ao nosso pai que viveu a paixão pela aviação. São muitas histórias e momentos recordados neste evento, de um homem que se dedicou a voar e a compartilhar a sua paixão”, destacou Xará.

O evento contou também com a presença dos representantes das instituições que compõem o movimento Repensar Macaé e foi encerrado após o descerramento da placa “Aeroporto de Macaé Joaquim de Azevedo Mancebo”.

“Esse é um momento que demonstra a contribuição das instituições empresariais que são a base do nosso desenvolvimento. Deixo aqui o meu agradecimento a contribuição de todos que nos ajudam a projetar Macaé a um novo momento de progresso e de prosperidade”, afirmou o prefeito Welberth Rezende.